Como gerenciar o estoque da sua bike shop?

Para uma bike shop alcançar sucesso, como o aumento das vendas, é de fundamental importância que seu estoque seja bem gerido.

O estoque deve estar devidamente alinhado às necessidades do setor de vendas e de produção, se for o caso. Se isso não ocorrer, sem dúvida, as vendas e a produção serão afetadas. Afinal, como vender produtos sem tê-los no estoque?

Tendo isso em vista, decidimos preparar este conteúdo para apresentar algumas dicas sobre como gerenciar o estoque de uma bike shop. Boa leitura!

Padronize os itens do seu estoque

A primeira dica básica para ter um gerenciamento de estoque efetivo em sua bike shop é padronizar os itens. Como assim? Um estoque bem organizado e padronizado facilita a consulta e busca de itens que fazem parte dele, como, por exemplo, freios, suspensão e coroa.

Uma dica é padronizar os itens de acordo com sua associação. Por exemplo, pneus e câmara de ar próximo um do outro no estoque. Normalmente, o cliente compra o combo e estando próximos, a sua separação ocorre de forma rápida e fácil, agilizando as vendas e o envio, se for o caso.

Registre as entradas e saídas de produtos

Outra dica sobre como gerenciar o estoque da sua bike shop de forma eficiente e produtiva é registrar todas as entradas e saídas de produtos. Isso, além de controlar o estoque, sabendo o que entra e o que sai dele, também contribui para que o gestor tenha ampla visão acerca dos itens que possuem maior capital de giro.

Por exemplo, se um produto possui mais registro de saída que outro, então talvez seja melhor dar atenção especial a ele, comprando mais, para que as demandas de vendas sejam efetivamente atendidas.

Faça compras na medida certa

Ter um estoque bem aquecido é fundamental para garantir que a bike shop consiga atender as demandas de vendas. Contudo, é importante ponderar, comprando somente o essencial para que o estoque não fique parado. Afinal, isso pode resultar em aumento de custo.

Como? Algumas operadoras de seguros calculam o valor desse investimento com base na quantidade de itens presentes no estoque. Mas veja bem. Isso só vale para lojas de bike que possuem seguro.

Uma dica: para saber qual é a quantidade aproximada de itens que deve comprar para o estoque, considere o histórico de vendas da sua bike shop.

Como gerenciar o estoque da sua bike shop?

Automatize os processos do seu estoque

Por fim, como última dica, automatize os processos do seu estoque. Para isso, você pode implementar uma tecnologia de gestão, que otimize o processo de registro de entrada e saída de produtos, assim como também a consulta de itens no estoque.

Certamente, ao automatizar os processos do estoque, toda sua bike shop pode se beneficiar. Por exemplo, se o cliente desejar comprar 100 itens de um produto, basta consultar o sistema do estoque para verificar se existe a quantidade solicitada. Na prática, isso agiliza o atendimento e pode deixar o cliente super satisfeito.

Saber como gerenciar o estoque da sua bike shop é o primeiro passo para obter sucesso. Agora que você conhece algumas dicas sobre como alcançar isso, que tal começar a colocá-las em prática?

Leia mais conteúdos como este ao acompanhar as publicações em nosso blog. Aproveite!

2 comentários em “Como gerenciar o estoque da sua bike shop?”

Deixe um comentário