5 dicas para evitar o estoque parado

Para montar um bom e eficiente estoque em sua bike shop, é indispensável realizar um estudo prévio, pois isso pode contribuir de diversas maneiras para o crescimento do seu negócio. Por exemplo, contribui para evitar que fique estoque parado, o que pode, sem dúvida, aumentar os custos com manutenção. Com o giro dos produtos, o fluxo do caixa é positivo, contribuindo para o crescimento da sua loja.

Com isso em mente, elaboramos este post para apresentar algumas dicas sobre como evitar um estoque parado em sua bike shop. Confira!

1. Planeje as compras do estoque da bike shop

Planejar as compras de produtos em sua bike shop é a primeira dica para que consiga evitar acúmulo no estoque.

Toda compra de novos produtos deve ser baseada nas demandas de mercado, isto é, no histórico de vendas dos referidos itens. Assim, não se recomenda comprar produtos para sua bike shop que apresentam dificuldades para serem vendidos.

Ao planejar as compras do estoque de bike shop, é possível adquirir a quantidade de itens certos, conforme seu histórico de vendas.

Com uma visão mais assertiva sobre o seu negócio, é possível tomar decisões mais fundamentadas na hora de planejar a reposição de produtos.

5 dicas para evitar o estoque parado

2. Conheça seu público

Outra dica é conhecer bem seu público. Afinal, tendo total ciência disso fica mais fácil tanto comprar produtos como realizar promoções que sejam capazes de atrair seu público, o que, consequentemente, ajuda a evitar o acúmulo de estoque.

Para conhecer seu público e definir seu perfil, é essencial realizar uma pesquisa que seja capaz de coletar informações importantes, como escolaridade, ocupação profissional, ambições profissionais, sonhos etc. É o conjunto dessas informações que fará com que sua empresa perceba as dores do cliente e, com base nisso, lance campanhas promocionais atrativas.

3. Identifique o período de sazonalidade

Não basta apenas conhecer seu público. É essencial identificar o período de sazonalidade que mais faz com que sua bike shop venda mais produtos, como na época que antecede o verão, por exemplo.

Normalmente, antes do verão as pessoas tendem a cuidar melhor do seu corpo com o objetivo de defini-lo. Assim procuram praticar as mais diversas atividades físicas, como musculação, ciclismo e corrida.

4. Invista em uma tecnologia de gestão

Outra dica também fundamental é investir em uma tecnologia de gestão de estoque. Além de otimizar a realização das operações que ocorrem no dia a dia do estoque, como o registro de entrada e saída de produtos e a contagem e consulta dos itens, normalmente oferece dados que ajudam o gestor a ter uma visão completa do estoque.

Por exemplo, dados sobre a quantidade de itens no estoque e a capacidade deste para acomodar produtos. Com base nisso, ele pode verificar até que ponto o estoque suporta a entrada de novas mercadorias.

Além disso, também tomando como referência os dados, ele pode sugerir ao setor de compras que não faça mais aquisições de determinado produto, considerando a quantidade existente no estoque.

5. Realize promoções

Por fim, como última dica, invista na realização de promoções, com o objetivo de fazer com que as mercadorias presentes no estoque de sua bike shop sejam escoadas ou vendidas.

O ideal, vale dizer, é colocar em promoção os produtos que apresentam maior dificuldade de venda, como aqueles que estão no estoque há muito tempo.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que com as dicas presentes nele seja possível evitar acúmulo de produtos no estoque de sua bike shop, assim como fazer com que seu negócio acelere o alcance dos seus objetivos.

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