Como evitar lesões quando anda de bicicleta

EMBORA NÃO SEJA COMUM, COMO EVITAR LESÕES QUANDO ANDA DE BICICLETA?

Aquecimento e postura
“Aqueça” o corpo antes de iniciar o seu percurso – é conveniente fazer alongamentos e trabalhar os músculos das pernas, a zona lombar e também o pescoço. Para evitar o surgimento de dores lombares, adote uma postura correta, que não deverá ser muito curvada.

Segurança
Quem anda de bicicleta pode cair, por isso o uso de capacete de proteção é fundamental para evitar lesões na cabeça. Não se esqueça também do colete ou roupa refletora, das luvas e, eventualmente, de proteções para os joelhos e cotovelos, sem esquecer que o uso de óculos adequados também é importante para proteção dos raios solares, de poeiras e insetos.

Além disso você pode equipar sua bicicleta com campainha, espelhos refletores e luzes. Ajuste também regularmente parafusos, guiador e outros componentes.

Alimentação e à hidratação
Evite ingerir alimentos muito pesados antes do pedal. Eles dificultem a digestão (como fritos, por exemplo), optando, em alternativa, por alimentos mais leves, como a fruta. Ao mesmo tempo é importante manter a hidratação do corpo, bebendo água com frequência.

A bicicleta certa
Estética ou praticidade? É melhor escolher uma bicicleta que se adeque ao uso que lhe quer dar.

Quer ter uma bicicleta para uns breves passeios urbanos ao fim de semana ou para percorrer percursos montanhosos… ou estrada?

Recorra a uma loja especializada para que lhe prestem apoio na seleção do modelo mais adequado para si.

Altura do selim
Desperceber isso é um dos erros mais comuns e que provocam mais danos nos joelhos, sem falar no desconforto e energia desperdiçada. O selim não deve estar nem muito alto, nem muito baixo. Se estiver muito baixo, os joelhos estarão muito flexionados, o que pode contribuir para o aparecimento de dores no joelho. E é claro, a melhor maneira de resolver isso, é fazendo um bikefit.

Garagem
É muito importante guardar sua bike num ambiente fechado, protegida dos elementos naturais (sol, chuva e vento), da humidade e de agentes corrosivos ou oxidantes, de modo a garantir a sua correta conservação.

Manutenção
Não se esqueça que a limpeza regular e a lubrificação das partes móveis da bicicleta são também essenciais.

Sua saúde
Visitas regulares ao seu médico irão ajudá-lo a controlar melhor a sua saúde e a prevenir situações que o possam colocar em risco no exercício de práticas físicas (como, por exemplo, numa incorreta alimentação ou durante o período de recuperação de uma lesão).

Saúde da sua bicicleta
Visitas regulares ao “médico” também se aplica à sua bicicleta, que precisa de check-ups. Caso note alguma irregularidade na bicicleta (barulhos, trepidações estranhas ou outras), leve-a a uma oficina especializada.

Deixe um comentário