Sabia que tomar banho frio faz muito bem pra você?

BANHO FRIO APÓS UM PEDAL PODE FAZER MUITO BEM PRA VOCÊ!

Muita gente gosta de tomar banho frio em dias bem quentes. Outros odeiam essa ideia em qualquer estação do ano. Mas uma aguinha fria no corpo faz muito bem pra gente. Olha só porque:

O gelo tem uma ótima aplicação na anatomia humana. A aplicação de frio melhora a circulação por vasoconstrição do sistema circulatório e tem se mostrado a forma mais rápida, econômica e eficaz de reduzir a dor, dores musculares, danos musculares e até a fadiga causada pelo pedal. É muito mais eficiente do que qualquer outra técnica que você use, e é cientificamente comprovado também.

Você pode aplicar gelo local, pode mergulhar as pernas em água gelada, mas o mais fácil, rápido e acessível é um chuveiro de água fria. Não atinge o nível efetivo do gelo, mas aponta nessa direção.

Até o cérebro se beneficia com o banho frio. A resistência fisiológica e a resistência mental são trabalhadas com processos como um banho frio ou jejum intermitente. Outros estudos até mostraram que dois ou três banhos frios por semana melhoram os dados contra os processos depressivos. É como se algo despertasse em você. 

Como conseguir

No verão, é bem mais fácil tomar uma ducha gelada. Mas dá pra tentar fazer isso no inverno também. Não se trata de ficar muito tempo, mas sim de alguns minutos que irão baixar a temperatura corporal após o exercício e, consequentemente, melhorar e acelerar a sua recuperação. Logo acostuma.

©EvantoElements

O que um banho frio faz é resfriar sua pele, concentrando o fluxo sanguíneo nos músculos e no coração. Como você não precisa mais evapotranspirar depois de terminar, concentrar o fluxo ali melhora sua recuperação. Além disso, a vasoconstrição de que estávamos falando faz com que seu sistema circulatório tenha que trabalhar menos para se recuperar.

Pode doer os ossos só de pensar na ideia, mas se você começar, vai sentir os benefícios. Tente aí!

Chovendo, Banho, Menino, Frio, Fresca
(Pixabay/alexramos10)

Deixe um comentário