Até o Sheik de Dubai se rendeu à bicicleta

DUBAI ESTÁ PERTO DE SE TORNAR UMA CIDADE AMIGA DA BICICLETA

As estradas de Dubai passam a impressão de serem habitadas apenas por carrões, não é? Pura impressão. A maior cidade dos Emirados Árabes Unidos está caminhando para se tornar uma cidade apropriada para o uso da bicicleta.

O RTA (Autoridade de Estradas e Transporte) até agora já estabeleceu cerca de 425 km de ciclovias em várias áreas da cidade. E a previsão é um total de 647 km até 2025.

© Supplied

Hamdan bin Mohammed Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo de Dubai, emitiu, no início de agosto, diretrizes para transformar Dubai em uma cidade amiga do ciclismo. Ele exortou as autoridades “a adotarem as melhores práticas globais e medidas de proteção e segurança necessárias para desenvolver uma infraestrutura amigável para bicicletas”.

© Supplied

A diretiva também estava em consonância com os objetivos da Estratégia de Tráfego de Dubai 2021, que visa reduzir as fatalidades nas estradas, e parte da Estratégia de Energia dos Emirados Árabes Unidos 2050 visa alcançar uma redução de 16 por cento nas emissões de carbono até 2021.

“O número de passarelas construídas em Dubai aumentou de 13 em 2006 para 116 pontes este ano. A RTA planeja construir outras 34 passarelas de pedestres durante 2021-2026, o que elevará o número total de passarelas para 150”, observou Mattar Al Tayer, diretor-geral e presidente da diretoria executiva da RTA, em inspeção de ciclovias feita recentemente em Dubai.

“Isso é parte dos esforços da RTA para melhorar a segurança dos pedestres para reduzir as mortes de pedestres em 76,5% entre 2007 e 2019”, acrescentou.

O tenente general Abdullah Khalifa Al Marri, que também participou da inspeção, elogiou os esforços da RTA para atualizar a infraestrutura das pistas de ciclismo que estão alinhadas com os resultados do Laboratório de Inovação ‘Ciclismo é um Estilo de Vida’, realizado recentemente em Dubai.

Os participantes do evento comprometeram-se a trabalhar para melhorar os padrões de segurança, a percepção do uso da bicicleta, promover o uso de bicicletas de carga, desenvolver normas e políticas, criar espaços dedicados ao uso da bicicleta e promover uma cultura de aluguel de bicicletas. Eles também pediram o desenvolvimento de uma infraestrutura que não só garanta segurança, mas também proporcione aos ciclistas um ambiente adequado para a prática da atividade. Defenderam também a criação de travessias mais seguras e mais ciclovias, a disponibilização de equipamentos e serviços nas ciclovias e a organização de eventos e atividades para motivar o público a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

No início de agosto, o sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum (pai do Mohammed Bin Rashid Al Maktoum citado acima), que é primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos participou de um passeio de bicicleta em Dubai com um grupo de pessoas.

20200807 mbr
(Foto: Dubai Media Office)
20200807 mbr
(Foto: Dubai Media Office)
20200807 mbr
(Foto: Dubai Media Office)
20200807 mbr
(Foto: Dubai Media Office)

Deixe um comentário