Loja de bicicletas: saiba como aumentar as vendas no Natal

O Natal é considerado a data comemorativa mais importante para o varejo brasileiro. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes de Lojistas, a época em 2018 apresentou o melhor resultado para o varejo desde 2014, movimentando cerca de R$ 53 bilhões.

Em 2019, comerciantes estão esperançosos: segundo o SPC Brasil, 58% dos empresários consultados apostam que as vendas superarão aquelas do período anterior.

O clima de otimismo pode ser animador, mas é necessário pegar essa energia e usá-la como motivação para planejar como será a época. Aprender como aumentar as vendas no Natal é essencial para quem deseja aproveitar o momento de alta movimentação no varejo e traduzi-la em lucros.

Separamos dicas para atrair mais clientes e vender mais em sua bicicletaria durante as festas de fim de ano. Continue a leitura para conferir!

Preparação interna

Um simples aumento de volume não é o suficiente para garantir lucros interessantes. É necessário aproveitar a oportunidade oferecendo um serviço excelente e diferenciado – lembre-se que praticamente toda a concorrência também estará com promoções.

Criar um fator de destaque, forte o suficiente para que o cliente escolha a sua loja de bicicletas, é fundamental.

Equipe

Durante a época mais movimentada do ano, um grande risco ao melhor aproveitamento das oportunidades é uma equipe sobrecarregada. É por esse motivo que, durante as vendas de final de ano, é comum contratar profissionais temporários.

A pesquisa da CNDL, citada anteriormente, aponta que cerca de 91 mil vagas temporárias serão oferecidas no Brasil em 2019. A maior parte dessas oportunidades será para vendedores, seguido de operadores de caixa.

Isso não quer dizer que apenas a contratação de pessoal qualificado é o suficiente. Por exigir maior agilidade, o período também pede treinamentos reforçados para toda a equipe, do gestor ao vendedor.

Nele, é interessante orientar os colaboradores novos e antigos sobre como agir da melhor forma durante as compras de presentes de Natal.

Toda a equipe se beneficia com um treinamento especial para o período movimentado.

Estoque

O preparo do estoque é fundamental. Afinal, com maior saída de produtos, a reposição normal não dá conta da demanda. Nada mais frustrante para o cliente do que não encontrar o que deseja na loja, não é mesmo?

Por isso, prepare o estoque com inteligência. Caso a loja exista há alguns anos, confira quais foram os produtos de maior saída durante as vendas de Natal, assim como os itens que fizeram mais sucesso durante o ano. São eles que devem ser os mais procurados na época, então vale a pena estocá-los em maior quantidade.

É muito importante que o estoque esteja organizado durante os dias de maior movimento. Um espaço desorganizado demandará mais tempo para que o vendedor consiga encontrar o que precisa, o que faz com que o cliente espere mais e, possivelmente, desista da compra ou saia com uma opinião insatisfatória.

Procure deixar os produtos de maior venda em um lugar de fácil acesso aos vendedores. Fique de olho na reposição dos produtos dentro da loja, para que os consumidores saibam que a bicicletaria trabalha com os itens que precisam.

Atualmente, diversas distribuidoras aderem à Black Friday, oferecendo opções especiais para quem deseja abastecer o estoque no Natal. Procure essas oportunidades e economize!

Estratégias para o Natal

Criar estratégias de marketing para Natal é muito mais do que oferecer um bom desconto nos produtos.

Um ótimo caminho a seguir é apostar em quem já comprou na loja. Entre em contato com os clientes assíduos e informe sobre as promoções que possam interessá-lo, sempre levando em conta os produtos comprados na última visita à loja.

Anúncios podem dar resultados impressionantes, tanto aqueles realizados offline quanto os onlines. A segunda categoria tem como vantagem a possibilidade de selecionar melhor o perfil de quem será atingido pela propaganda, o que torna o anúncio tanto mais barato quanto efetivo.

Ainda nas estratégias para divulgar na internet, é muito importante anunciar as promoções em suas redes sociais! Elas podem ser um grande chamariz para novos clientes na bicicletaria.

Outra boa ideia é montar kits, combos e oferecer desconto progressivo (quanto mais itens adquiridos, maior o desconto). Essa técnica, conhecida como cross sell, tem como objetivo aumentar o ticket médio das compras. Por exemplo, que tal montar um kit de acessórios de segurança para ciclistas ou um combo de bicicletas para a família, com opção para adultos e crianças?

Com as estratégias certas, aumentar as vendas no Natal é uma consequência bastante provável. Para mensurar os resultados da melhor forma e poder melhorar no ano seguinte, é essencial criar metas inteligentes.

Metas para o período

Muitos gestores sentem dificuldade na hora de elaborar metas de vendas para o período. Criar objetivos realistas é necessário para evitar frustrações futuras, assim como para traçar estratégias que façam sentido com o negócio e momento atual.

É necessário analisar um conjunto de fatores. Antes de tudo, analise como o mercado de bicicletarias está, verificando dados de seu município, Estado e país. Também confira como o ano está sendo para o negócio e como foram os lucros do ano anterior.

Para elaborar metas realistas, não esqueça de conferir os números dos anos anteriores.

Com esses dados em mãos, leve em conta também a capacidade de venda da loja. Afinal, toda bicicletaria conta com limitações, e pode ser que uma meta gigantesca apenas esteja fora da realidade para o tamanho (físico e metafórico) da loja.

Uma dica para elaborar metas inteligentes é envolver a equipe no processo. Eles podem ter diversos insights e considerações interessantes, o que deixa os objetivos mais claros para todos.

Decoração da loja

Não é necessário gastar muito dinheiro para criar uma decoração de Natal para loja de bicicleta. Muitas vezes, os detalhes e o cuidado importam mais do que uma decoração cara.

É possível apostar em decorações clássicas, como luzes e árvore de Natal, guirlandas e sinos. Porém, vale a pena procurar por um diferencial que tenha a ver com o ciclismo, como acessórios para a árvore em formato de bicicleta.

Tome cuidado para que a decoração não fique carregada ao ponto de distrair os clientes, visto que o foco deve ser sempre os produtos.

Uma boa ideia é procurar por inspirações online. O melhor lugar para fazer essa busca é o Pinterest, que conta com milhares de ideias para a decoração de lojas de todos os tipos, incluindo bicicletarias!

Aprender como aumentar as vendas no Natal em uma bicicletaria é apenas o primeiro passo em busca de resultados incríveis. Boas festas e ótimas vendas!

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